Latin NCAP promete testes mais rigorosos a partir de dezembro


O Latin NCAP anunciou uma nova mudança em seu protocolo para simulações de impacto e avaliação de segurança dos veículos comercializados na América Latina. Segundo a entidade, ficará mais difícil conquistar a nota máxima de cinco estrelas de proteção para adultos e crianças. Entre as novidades, está a realização do famoso “teste do alce”. As novas regras entram em vigor no dia 10 de dezembro.

A mudança mais radical está na nota final, que segue o padrão do EuroNCAP. A partir de agora, haverá apenas uma classificação, de zero a cinco estrelas, como avaliação geral do veículo. Porém, cada modelo avaliado terá uma qualificação em percentual para quatro categorias: adultos, crianças, pedestres e assistências de condução.

Nos auxílios de condução, os veículos recebiam pontuação extra por contarem com controle de estabilidade (ESP), por exemplo. A partir de agora, porém, o equipamento sozinho não “ajudará”: os modelos terão de passar pelo famoso “Teste do Alce”, que costuma ser dificultoso para picapes – como a Toyota Hilux em 2017 (leia aqui) – e outros carros mais altos. Essa prova, surgida na Suécia, consiste em fazer duas mudanças bruscas de direção, em velocidades de até 70 km/h, simulando o surgimento de um animal pesado no meio da pista. Foi por ela, aliás, que o Mercedes-Benz Classe A de primeira geração acabou recebendo o ESP de fábrica e mudanças na suspensão traseira.

Houve também alteração com relação à divulgação dos resultados do Latin NCAP para fins publicitários. Ao se expor o resultado na propaganda, a montadora deve informar o ano da realização do teste e também o endereço do site da entidade, para conferência dos consumidores. Além disso, a nota só pode ser utilizada no prazo de até quatro anos depois da realização das simulações.

De acordo com o Latin NCAP, as montadoras locais foram informadas que o protocolo receberia mudanças já em 2016 e que os novos padrões foram apresentados a elas em fevereiro desse ano. O protocolo, como de praxe, valor por quatro anos, vigorando até 2023. “Todos os NCAP realizam atualizações periódicas de protocolo, como forma de acompanhar as melhorias técnicas da indústria. É importante lembrar que nosso protocolo se equivale agora ao de 2015 da Euro NCAP, enquanto o atual é semelhante ao de 2002 da Europa”, ressalta o secretário-geral da entidade, Alejandro Furas.

Como acontece atualmente, o Latin NCAP seguirá realizado suas provas no laboratório do Clube do Automóvel da Alemanha (ADAC).

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